Pequenas reformas, grandes negócios: valorize seu imóvel já

KON_8225_Compradores_Carteira_Img_Blog

“A primeira impressão é a que fica”. Ainda que o preço seja muito importante na hora de comprar uma casa ou alugar um apartamento, pequenos detalhes podem fazer com que você valorize seu imóvel, sendo algo decisivo na escolha do futuro morador.

Mas engana-se quem pensa que é preciso fazer grandes obras e investimentos para garantir uma negociação melhor. Muitas vezes, pequenos reparos estratégicos são suficientes para valorizar o imóvel e tornar os ambientes mais atrativos e aconchegantes.

Antes de começar as obras, defina critérios para reformar a casa: o que precisa de mudança total (como encanamentos e fiações antigas, alterações que não podem esperar); o que pode ser restaurado (como pintura e revestimentos); e o que realmente deve ser trocado por um novo (acessórios como interruptores, iluminação e maçanetas).

Com isso, é possível começar algumas mudanças:

ELÉTRICA

Imóveis mais antigos costumam apresentar poucas opções de pontos elétricos e cabeamento insuficiente para suportar a atual demanda de eletrônicos que usamos em casa atualmente. Por isso, investir na instalação de novas tomadas e interruptores vai ajudar a valorizar o imóvel. Se necessário, avalie a troca do quadro elétrico para evitar problemas com sobrecargas.

HIDRÁULICA

Verifique possíveis vazamentos e entupimentos das pias, tanques e vasos sanitários. Troque os itens em mau funcionamento. Regule as válvulas das descargas para prevenir gastos desnecessários com água.

REVESTIMENTOS

Substitua os tacos e azulejos danificados. Se for preciso trocar todas as peças, lembre-se de optar por tons mais neutros para não incomodar o futuro morador. Caso o piso ainda esteja em boas condições, basta investir em um polimento para dar um novo aspecto ao ambiente.

PAREDES

Além de remover a pintura antiga para aplicação de uma nova, certifique-se de passar massa corrida para cobrir possíveis buracos de pregos e parafusos. Aqui também é importante certificar-se das condições de pinturas das portas e janelas. Descascados nessas peças também podem passar a impressão de imóvel velho e mal cuidado.

TELHADOS E CALHAS

Faça uma avaliação da estrutura do telhado e substitua telhas e calhas quebradas ou com rachaduras. Isso evita infiltrações e possíveis vazamentos no futuro, que podem, inclusive, prejudicar a estrutura da casa.

DETALHES

Para valorizar seu imóvel, substitua itens de acabamento antigos como maçanetas, torneiras e registros, por peças novas. Troque as lâmpadas incandescentes pelas de LED, que contribuem para economia de energia e iluminam melhor os ambientes.

Tenha em mente que, apesar de não morar ali, o imóvel é seu e toda melhoria será um investimento para valoriza-lo e trazer benefícios para você também.

Esta entrada foi publicada em Cuidados com o imóvel, Dicas para a casa e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.