O que você precisa saber antes de “morar junto”

morar-junto

Decidir morar junto é um grande passo em um relacionamento. Não é apenas a proximidade que muda: novas responsabilidades aparecem e é preciso adaptar alguns hábitos do cotidiano para que tudo dê certo e a escolha alcance sucesso. Quando se mora com os pais antes da decisão, a adaptação pode ser ainda mais complexa.

Pensando nisso, listamos algumas situações que merecem atenção e podem salvar o relacionamento de crises por falta desse tipo de conhecimento. Confira:

Contas e despesas
Quando se decide alugar ou comprar um imóvel para morar junto com seu namorado (a), é importante considerar os gostos das duas pessoas envolvidas no relacionamento. Além disso, vale lembrar que as contas e despesas da casa devem ser organizadas e divididas de forma justa.

Uma ideia é cada um ficar responsável pelo pagamento de um tipo de conta, para ter um controle maior. Caso alguém esteja desempregado ou passando por dificuldades financeiras, uma boa conversa para combinar como será realizada a divisão é sempre bem-vinda.

Tarefas da casa
O mesmo vale para as tarefas da casa. Lavar a louça, o banheiro, a roupa, limpar o chão, o quintal, organizar a bagunça do dia a dia. Essas são tarefas comuns em qualquer lar. E para que ninguém fique sobrecarregado ou que as tarefas não sejam realizadas, é interessante definir o que cada um é responsável por fazer.

Claro que não se trata de um “emprego” ou uma “obrigação” inflexível. Então, novamente, conversar a respeito e praticar a cooperação mútua é imprescindível para a boa convivência. Nesse sentido, também é válido considerar pagar por ajuda, como de diaristas.

Espaço alheio
Por mais que se esteja morando na mesma casa ou apartamento, é importante que o casal respeite o espaço um do outro, pois às vezes é necessário ter momentos de sossego, sozinhos. Não significa que você já está enjoado da companhia da outra pessoa, é apenas uma necessidade para pensar e até mesmo descansar.

Por isso, na hora de comprar ou alugar apartamento ou casa para dividir, pense em tamanhos e disposições de ambientes que acomodem duas pessoas com conforto. Lugares muito pequenos podem causar a sensação de aperto e incômodo para o casal.

Está pronto para dar esse passo à frente?
Se sim, procure um imóvel que seja compatível com a realidade de ambos. Na Kondor você encontra várias opções de imóveis para venda e locação, em vários bairros de Curitiba e região metropolitana, atendendo a diferentes perfis e condições financeiras.

Esta entrada foi publicada em Dicas para a casa, Imóveis da Kondor e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.