Imóveis para idosos: como escolher o ideal?

BLOG3_IMOVEIS_PARA_iDOSOS

A população brasileira está envelhecendo com mais qualidade de vida, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). De acordo com a pesquisa realizada em 2013, o Brasil registrou, aproximadamente, 202 milhões de habitantes, sendo 7% idosos de 65 anos ou mais.

Estima-se que, em 2060, 27% da população brasileira será composta por idosos. Delimitando ao Paraná, a pesquisa supõe que, em 2028, a expectativa de vida será de 80 anos, saltando de 7,92% para 15,13%.

Pensando nisso, qual é o tipo de imóvel ideal para idosos?
A gerontóloga Suyen Miranda ajuda a gente a entender melhor esse cenário. “Embora a preferência por apartamentos seja maciça, há pessoas que viveram por quase toda (ou toda) a vida em casas e não se habituam a apartamentos sobretudo por conta de elevador”, explica Miranda.

O custo do condomínio em edifícios também tende a não ajudar nesses casos. “Casas térreas tem grande procura por idosos; unem privacidade e segurança, tendo ainda mais espaço e a sensação de liberdade”, afirma.

Comprar ou alugar?
Segundo a especialista, é forte a cultura da compra do imóvel para adquirir a casa própria.

E não só idosos preferem comprar por se sentirem menos inseguros quanto ao rumo da economia e sobretudo da aposentadoria. Há pessoas que têm menor preocupação quanto a isso, que têm imóveis em sua carteira de investimentos ou como fonte de renda e gostam da liberdade e flexibilidade do imóvel alugado”, conta Miranda.

Exigências que o imóvel precisa atender
Além das considerações acima, Miranda explica que todo imóvel novo precisa atender aos requisitos das Normas Brasileiras (NBR) relativas à Construção Civil não só para idosos como para qualquer pessoas com deficiência temporária ou duradoura, gestantes e crianças.

“Ao procurar um imóvel para residir, não só idosos como todas as pessoas devem verificar detalhadamente as condições de segurança e acessibilidade – uma escada em caracol não é acessível nem segura, bem como pisos escorregadios, entre diversos outros exemplos”, afirma a especialista.

Há exigências diferentes na compra ou locação do imóvel dependendo da faixa etária?
Miranda certifica que, pela nossa Constituição Federal e pelo Estatuto do Idoso, não há diferenças enquanto exigências para faixas etárias. Dessa forma, não se fere o sentido de igualdade.

Para compra de imóveis financiados há uma barreira de faixa etária nos programas governamentais, algo que deverá ser discutido futuramente com o advento da maior longevidade de idosos. Esta barreira também se verifica nos concursos públicos e nas aposentadorias compulsórias do funcionalismo nas três esferas de poder (75 anos)”, alega Miranda.

Diferenciais importantes para escolher o imóvel ideal para idosos
Partindo dessas informações, precisamos pensar cada vez mais na adaptação das moradias para essa faixa etária. Na hora de escolher um imóvel ideal para idosos, veja algumas dicas importantes do que levar em consideração!

  • portas largas para a passagem de cadeiras de rodas, andadores, etc;
  • banheiros com barras de apoio;
  • ambientes com espaço, sem obstáculos, para facilitar a locomoção;
  • calçadas com rampas para garantir acessibilidade a cadeirantes;
  • sinalizadores de campainhas para pessoas com deficiência auditiva;
  • sinalizadores no chão para pessoas com deficiência visual;

Como encontrar o imóvel ideal?
Entre no nosso site e envie as suas especificações pra gente! Nós ajudaremos você a encontrar o melhor imóvel.

Esta entrada foi publicada em Cuidados com o imóvel, Mercado Imobiliário e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.