Como fazer um jardim particular

jardim-particular

O conceito de florestas urbanas é uma tendência de decoração há algum tempo. O contato e a interação com a natureza voltaram a “estar na moda”. E isso não limita-se aos jardins tradicionais. Jardins suspensos ou jardins verticais possibilitaram essa tendência nos apartamentos e casas compactas, bem como jardins pequenos e, muitas vezes, internos.

Aqui, vamos dar algumas dicas sobre como fazer um jardim particular, seja em amplos terrenos ou em apartamentos compactos. Confira as opções e veja qual é o mais apropriado para a sua casa.

Jardim convencional

jardim-convencional

Se você mora em uma casa em um terreno grande, com quintal amplo, uma ótima opção é fazer o “jardim tradicional”, aqueles em que as plantas são plantadas diretamente na terra, ficando fixas. Nesse caso, você pode reservar uma parte do quintal para organizar algumas folhagens e flores.

Se tiver esse espaço com terra na área frontal do imóvel, as plantas vão ajudar a decorar a fachada da casa. Tratando-se de um jardim externo, é interessante que as plantas escolhidas simpatizem com a quantidade de sol que incidirá sobre elas.

Lembre-se de escolher plantas que “combinem” entre si. Tanto no tipo de cuidados e necessidades quanto esteticamente, já que estando plantadas diretamente no solo, o remanejamento é mais complexo.

Para ficar mais fácil de prever, desenhe a organização das plantas em um papel, antes de realmente plantá-las. A ajuda de alguém que entende pode ser muito útil, então, converse sobre suas ideias com os funcionários do viveiro de plantas, eles poderão dar dicas importantes.

Jardim vertical ou suspenso

jardim-vertical

Os jardins verticais ou suspensos, como também são conhecidos, são opções de jardins internos, ou seja, aqueles que ficam dentro de casa. Se o seu problema é falta de quintal com terra ou morar em apartamento/casa pequena, esse tipo de jardim tornou possível o cultivo de plantas.

Prateleiras, vasos suspensos, estantes, pêndulos. Várias são as opções para fazer um jardim vertical. Por isso, escolha um canto ou uma parede, tire as medidas do espaço que você tem e procure por móveis que caibam ali.

Na hora de escolher as plantas, dê preferência por aquelas que não carecem de muita luz solar, já que esse tipo de jardim tende a receber menos ou nenhuma luz solar direta. Lembre-se que isso fará parte da decoração da sua casa ou apartamento e será algo bem visível.

Por isso, escolha com cuidado as plantas para que fiquem harmoniosas entre si e com o restante do ambiente. Se você tem pets como gatos ou cachorros, o melhor é deixar as plantas em um lugar alto e fora do alcance deles. Além de uma possível destruição do jardim, eles podem comer plantas que podem ser tóxicas para ingestão dos animais. Suculentas são bem resistentes e se dão bem integrando esse tipo de jardim.

Mini jardim

mini-jardim

Os mini jardins são perfeitos para pessoas com pouco tempo para cuidar das plantas e pouco espaço dentro de casa. A forma mais simples de definir os mini jardins é: jardins em vasos. Isso mesmo. Não apenas uma planta e, sim, várias delas organizadas como um mini jardim em um único vaso. As plantas mais indicadas, nesse caso, são as menores, como cactos e suculentas. Aqui você encontra dicas sobre o cultivo desse tipo de planta.

Uma ótima opção de suporte para fazer os mini jardins são os aquários. por serem de vidro transparente, mostram toda a beleza e delicadeza desse tipo de ornamento. Nesse caso, lembre-se de colocar pedrinhas no fundo, para melhor retenção de umidade.

Não se esqueça de escolher por plantas que precisem das mesmas condições de solo, água e cuidados, já que elas ficarão no mesmo recipiente. Os mini jardins podem ser colocados sobre mesas, criados e até mesmo pias.

Plantas são seres vivos e necessitam de cuidado constante
Umas mais, outras menos, mas é sempre importante saber que elas passar a ser um tipo de responsabilidade na casa. Dar água conforme necessidade, colocar areia nos pratinhos e fazer podas são cuidados básicos. Além de ornamentar a casa e contribuir com a decoração, as plantas filtram o ar, tornando o ambiente mais saudável.

Esta entrada foi publicada em Dicas para a casa, Faça você mesmo, Imóvel valorizado e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.