Como transformar imóvel residencial em comercial

Para transformar seu imóvel residencial em imóvel comercial, é preciso considerar alguns aspectos importantes, que a imobiliária Kondor elenca para você.

Ter um diferencial para separá-lo dos demais é importante tanto para aumentar o valor de marcado quanto para conseguir uma negociação mais rápida.

Além de verificar se a Prefeitura permite imóveis comerciais na região, é necessário atualizar a documentação em alguns casos. Em alguns municípios, por exemplo, a taxa do IPTU varia de acordo com a finalidade do imóvel.

E, eventuais alterações físicas devem ser aprovadas pela prefeitura para que o imóvel receba o “habite-se” com a caracterização de comércio.

Feito isso, deve-se agir com cautela na hora de reformar o imóvel. De maneira geral, os gastos não devem ser maiores que 10% do valor total do imóvel, do contrário o retorno não será garantido. No processo de se deixar o imóvel com uma boa aparência, deve haver harmonia entre o mesmo e o perfil da região em que está localizado.

Quando se busca um imóvel comercial, a ideia é atender o público com maior conforto, então sua reforma será para atender também essa necessidade. São bons exemplos disso:

• Fachada em bom estado;

• Utilização da varanda, jardins e em certos casos até da sala para aumentar a área de estacionamento, isso sem deixar de lado a preservação de espaços verdes;

• Banheiros localizados no térreo.

Uma adaptação bem feita para transformar esses espaços residenciais em uso comercial, vai bem além de proporcionar um conforto maior.

Os itens a seguir são bem importantes na hora das mudanças:

• Verificar rede elétrica local. Para que não haja sobrecarga, a capacidade dos disjuntores deve ser levada em conta. Muitas vezes é necessário mudar o sistema bifásico para o trifásico, caso sejam usados aparelhos e máquinas com maior necessidade de energia elétrica;

• Principalmente em residências mais antigas, verificar a carga a ser utilizada em cada andar. O maquinário a ser utilizado pode causar nos andares superiores um esforço maior na resistência;

• A iluminação natural será sempre muito bem-vinda e recomendada, mas a iluminação comercial é diferente da residencial. Tijolos de vidro podem ser usados para ajudar na luminosidade;

Por fim e não menos importante, verifique a possibilidade desse projeto de transformação não ser tão radical, ou seja, reversível, permitindo assim que o imóvel possa ser utilizado novamente como residencial.

Heládio Estevam
Canal do Imóvel

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.