Vantagens e cuidados do papel de parede em casa

papel-de-parede

Mudar o visual da sua casa vem ficando cada vez mais fácil. Nem sempre é preciso destruir paredes ou investir em reformas para isso. Os papéis de parede, por exemplo, são ótimas opções para mudar o ambiente sem fazer sujeira e sem gastar muito. Esse item já foi considerado caro e até mesmo antiquado. Mas os tempos mudaram e, além de estar na moda, também está mais acessível e fácil de encontrar.

Quer mudar a parece da sua casa mas precisa de algo prático e rápido?! Então confira abaixo os benefícios do papel de parede:

Versatilidade

Talvez a maior diferença do papel de parede para a pintura, por exemplo, seja a quantidade de opções disponíveis. No caso das tintas, é possível optar apenas por diferentes cores. Já no caso dos papéis de parede, há uma infinidade de cores, estampas e até texturas distintas para você escolher a que melhor combina com o que deseja e com o restante da decoração do ambiente. Floridos, listrados, com estampa de folhas ou animais. São muitas opções. Pense sempre que, apesar da facilidade em mudar, é preciso escolher um que esteja em harmonia com o restante do ambiente. Cores muito fortes ou estampas muito carregadas não são indicadas para quartos infantis, por exemplo.

Cobertura de imperfeições

Outra vantagem do papel de parede é que é uma fácil opção para cobrir imperfeições nas paredes. Uma pintura descascada, riscos, furos antigos. Esses pequenos “defeitos” podem ser encobertos com o papel de parede e renovar o ambiente. No entanto, essas imperfeições não devem ser de nível estrutural, como trincas, rachaduras ou infiltrações, que abalam a estrutura do imóvel e devem ser resolvidas com profissionais habilitados.

Segurança e aconchego

Muitos papéis de parede têm tecnologia anti-chamas, evitando a propagação de fogo no ambiente. Eles também são capazes de ajudar no controle térmico dos lugares. A instalação é fácil e limpa e a cola utilizada é a base de água e não deixa cheiro, tornando-o uma opção anti-alérgica. Com essas características, os papéis de parede proporcionam aconchego e segurança aos cômodos.

Mesmo com todas essas vantagens, os papéis de parede carecem de alguns cuidados para não se tornar uma dor de cabeça e estragar a decoração.

Limpeza

Mesmo estando em posição vertical, as paredes acumulam poeira. Isso pode ficar mais evidente no caso de papéis de parede texturizados. Então, é preciso que os papéis de parede estejam na rotina de limpeza da casa. No momento da compra é importante saber a indicação de limpeza adequada para não manchar ou danificar o revestimento.

Troca e remoção

Caso você precise trocar alguma faixa do papel de parede, por algum dano eventual, pode ser que não encontre a mesma estampa ou que o novo lote apresente divergência de cores comparado ao antigo. É bom estar ciente sobre essa dificuldade. O momento da remoção também precisa de cuidado. A ação em si não é difícil: molhe um rolo de pintura na água e passe sobre o papel de parede. Quando estiver bem úmido, use uma espátula para raspar. No entanto, essa raspagem deve ser feita com cautela para que não danifique a parede sob o papel.

Agora que você sabe as vantagens e os cuidados sobre o papel de parede, já pode escolher o que mais te agrada e deixar sua casa ainda mais bonita e acolhedora.

 

Esta entrada foi publicada em Cuidados com o imóvel, Dicas para a casa, Faça você mesmo e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.