Como acabar com o mofo da sua casa

Acabe com o mofo em casa

O inverno se aproxima e, com ele, temperaturas mais baixas também. Com isso, e uma maior umidade do ar, algumas situações passam a ser enfrentadas dentro de casa, como o mofo. Aprenda a contornar o problema e se livrar da sujeira indesejada.

Os bolores (ou mofos) são espécies de fungos que se desenvolvem em ambientes escuros e úmidos. Eles não afetam apenas as paredes e as roupas guardadas em quartos fechados, mas também alimentos velhos ou que apresentem variação de temperatura (como alimentos que necessitam de refrigeração quando deixados fora da geladeira), madeira, papel e couro. Ou seja: evitar o problema não é apenas uma questão de higiene, mas sim de saúde.

Veja abaixo alguns produtos caseiros eficazes contra o mofo e aprenda como usá-los:

- Vinagre branco: com a ajuda de uma escova, aplique o produto nas áreas afetadas pelo mofo e deixe agir por alguns minutos.

- Giz (de quadro negro): ótimo aliado na prevenção do mofo, pode ser colocado em lugares onde há o acúmulo de umidade, como gavetas, armários e cantos de paredes. O giz absorverá a umidade e, quando estiver bem molhado, pode ser secado no sol para reutilização.

- Limão: com efeito parecido com o do vinagre, pode ser aplicado em locais já afetados pelo mofo. É ótimo para utilização em banheiros, pois a acidez da fruta age bem com o azulejo. Passe o limão na superfície desejada, esfregue com esponja e utilize água para enxaguar.

- Água com sal: mistura útil na limpeza de tecidos manchados pelo mofo. Coloque o tecido de molho na água com sal e veja as manchas indo embora em algumas horas.

Lembre-se: prevenir é sempre mais fácil e mais saudável. Deixe os cômodos bem arejados e facilite a entrada de luz natural deixando cortinas abertas. Não deixe móveis muito próximos da parede, posicione-os com uma distância suficiente para uma boa entrada de ar.

Com esses cuidados, você curte apenas os bons momentos do frio. Acompanhe o blog da imobiliária Kondor e fique por dentro dos cuidados para manter seu imóvel bem cuidado.

Esta entrada foi publicada em Cuidados com o imóvel, Dicas para a casa, Faça você mesmo e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.