Principais categorias de financiamento imobiliário e como funcionam

financiamento imobiliário

Você já se perguntou como funciona cada categoria de financiamento imobiliário? Foi pensando exatamente em listar as principais e explicar cada uma delas para esclarecer as dúvidas mais comuns que preparamos este conteúdo. Vamos começar?

Os sistemas de financiamento imobiliário
Há três tipos de sistemas:

  • Tabela Price: as prestações não são fixas e variam com a inflação do país, os juros são decrescentes e as amortizações crescentes.
  • Sistema de Amortização Constante (SAC): o valor da amortização é constante, os juros variam e o valor das parcelas diminui com o passar do tempo.
  • Sistema de Amortização Crescente (SACRE): o valor da amortização cresce ao longo do tempo e os juros diminuem. Num determinado momento, o valor da amortização para de crescer e começa a diminuir.

O programa Minha Casa Minha Vida
Oferece melhores condições para financiamento de moradias para famílias de baixa renda. As taxas de juros são consideradas as menores do mercado, o atendimento é especializado e a compra do imóvel pode ser em área urbana ou rural.

Composição de Renda
É uma opção viável para pessoas que desejam dividir o valor do financiamento imobiliário com outras. Nesse caso, se você quer comprar um imóvel e dividir o financiamento com alguém, é possível financiar um valor maior.

FGTS ou SBPE em financiamento imobiliário
Na hora de escolher recursos para financiar um imóvel, você pode optar pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

  • FGTS: a família precisa ter uma determinada renda bruta mensal e o valor máximo depende da região do país. Somente imóveis residenciais podem ser financiados, em área urbana ou rural. Nesse caso, a taxa de juros é menor.
  • SBPE: você não tem um limite de renda. O imóvel pode ser financiado em um valor enquadrado nos limites do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), com taxas de juros de até 12%; ou pelo SBPE, no qual as taxas de juros podem ser superiores a 12%.

Quer ver algumas opções de imóveis à venda?
Aqui no site da Kondor você vai encontrar diversas casas e apartamentos em regiões muito bacanas! Qualquer dúvida, estamos à disposição. ;)

Esta entrada foi publicada em Financiamento Imobiliário, Mercado Imobiliário e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.