O que considerar para escolher o tamanho do imóvel

tamanho-imovel

Sabemos que a aquisição de um imóvel é um grande passo. Reforçamos sempre que esse é um alto investimento e essa decisão tem reflexos a longo prazo, por isso não pode ser tomada sem planejamento prévio e várias considerações. Uma dessas considerações deve ser o tamanho do imóvel a ser escolhido.

Você pode pensar que isso é uma preocupação apenas de casais que estão prestes a aumentar a família, mas isso não se aplica apenas a essas pessoas. Por isso, separamos, por fases da vida, o que você deve considerar no momento de escolher o tamanho do imóvel que pretende comprar.

Jovens
Se você ainda é um jovem, solteiro, e está procurando um imóvel para comprar, saiba que as kitnets nem sempre são as melhores opções. Geralmente, essa é uma fase da vida um tanto instável, onde ainda não se sabe sobre o futuro que, provavelmente, vai apresentar mudanças.

Mas não pense que você será sozinho ou nunca vai precisar de espaço. Como imóvel próprio para morar, o ideal seriam pequenas casas ou apartamentos, de 1 ou 2 dormitórios, que suportem outros eventuais moradores ou móveis para um escritório, por exemplo.

Porém, não é preciso exagerar. Nesse momento, investir em imóveis muito amplos, pode exigir muito do seu tempo e dinheiro, sem real necessidade.

Adultos casados
Aqui, temos 2 perfis: adultos com filhos e adultos ainda sem filhos. No caso dos primeiros, é praticamente óbvio que espaço é necessário. Imóveis mais amplos, casas com quintais e mais quantidade de dormitórios são características importantes a serem consideradas.

Verifique também a possibilidade de aumentar o imóvel, caso seja necessário pela chegada de um novo filho. Já no caso de casais sem filhos, considere as chances e a probabilidade de aumentar a família em curto e médio prazo.

Pode ser que um imóvel de apenas 1 dormitório seja interessante e suficiente no momento, mas se já se pensa na possibilidade de se ter filhos, é importante se adiantar em uma decisão como essa. Podemos acrescentar um terceiro perfil, o de adultos que não terão filhos. Mas, nesse caso, indicamos a mesma recomendação que fizemos para jovens.

Idosos
Nessa fase da vida, muitos são os cuidados que se deve ter ao escolher um imóvel. Acessibilidade, segurança e conforto são itens ainda mais importantes para idosos. Mas, atentando-se ao tamanho, a recomendação é que não sejam imóveis muito grandiosos.

Sobrados, por exemplo, não são de fácil acesso. Quintais enormes dependem de muitos cuidados diários. E podemos pensar, ainda, na saída dos filhos de casa. Seja por estudos, carreira ou decisão pessoal, essa é uma situação eminente. Quando já existem netos, também é importante considerar a frequência das visitas e a necessidade de espaço.

Independente do momento da sua vida, comprar um imóvel exige cautela e planejamento é indispensável. Considere o seu dia a dia, a sua rotina, hábitos, necessidades, se recebe muitos hóspedes ou se pretende morar mesmo naquela cidade ou bairro.

Conte com a Kondor!
Temos várias opções de imóveis para venda disponíveis no site. Acesse e escolha o que mais atende ao que você procura. Nossa equipe está sempre à disposição para te ajudar nessa escolha.

Esta entrada foi publicada em Imóveis da Kondor, Imóvel valorizado, Mercado Imobiliário, Notícias e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.