O que considerar antes de alugar ou comprar um imóvel

04_CARD_BLOG_FACE

O tempo de contrato para locação de um imóvel é de, aproximadamente, 3 a 4 anos antes de se realizar uma renovação. Além disso, um financiamento imobiliário pode durar 15 ou, até mesmo, 30 anos para ser quitado. Por isso, é imprescindível considerar aspectos a longo prazo antes de alugar ou comprar um imóvel.

Um dos principais pontos é: não se precipite. Tome a decisão com calma, depois de analisar diversas opções de imóveis e suas características. Para entender todos os pontos a se considerar, criamos um guia abaixo para você se orientar. Use-o para verificar se os imóveis de seu interesse correspondem a todos ou à maioria dos tópicos:

LOCALIZAÇÃO
Verifique se existem opções de comércios, supermercados, bancos, farmácias e linhas de ônibus na região onde o imóvel está. Calcule o tempo que você levaria para se locomover até o trabalho ou a pontos importantes na sua rotina, como a escolha das crianças ou a casa de familiares. A região tem muito trânsito? Vias de acesso facilitadas? Todas estas perguntas são essenciais para se comprar um imóvel bom.

CONSERVAÇÃO
Imóveis novos tendem a apresentar um estado de conservação melhor e contam com a garantia, que pode ser acionada em caso de problemas. Imóveis mais antigos e usados, no entanto, exigem uma verificação mais criteriosa. Avalie o estado das instalações elétricas e hidráulicas, da pintura e, se possível, obtenha um relatório do edifício com um arquiteto ou engenheiro. Assim, a compra se torna mais segura nesse sentido.

TAMANHO
Você pode ter, por exemplo, 30 anos e ainda não ter casado ou tido filhos. No entanto, daqui 5 ou 10 anos essa situação pode mudar. Então, antes de escolher o imóvel, tente prever e avalie as mudanças que podem ocorrer na sua vida em curto e médio prazo. Ao invés de um apartamento com 1 quarto, talvez seja mais vantajoso optar por um imóvel de 2 quartos, para mais comodidade.

POSICIONAMENTO
Face norte, sul, leste ou oeste. Isso ajuda a determinar a quantidade de luz natural o imóvel recebe durante o dia, e o período em que isso acontece. Quanta luz solar os cômodos do imóvel recebem durante o dia? Há uma boa ventilação nos ambientes? Leve sempre esses aspectos em conta, pois ao longo do tempo eles fazem toda a diferença para o seu conforto e bem-estar.

SEGURANÇA
A segurança da região é muito importante quando se pensa em comprar um imóvel, mas a do condomínio também. Faça um teste durante a visita ao imóvel: como funciona a portaria? Quais equipamentos de segurança utilizados? Pesquise na internet e converse com os vizinhos sobre o histórico da região.

ÁREA DE LAZER
Seja para a sua qualidade de vida ou da sua família, é sempre importante poder contar com uma infraestrutura de lazer que possibilite momentos de descanso e diversão. Você gosta de receber amigos? Uma churrasqueira e um salão de festas podem fazer toda a diferença.

CUSTOS
Agora é a hora de fazer as contas. Além de avaliar nas principais instituições financeiras as simulações e condições de financiamento para o imóvel em questão, insira no custo mensal despesas como condomínio, IPTU, contas de água e luz. Assim você terá uma noção melhor de quanto será seu gasto mensal com esse investimento.

Leia também no blog da Kondor: 7 dicas para organizar sua mudança.

 

Esta entrada foi publicada em Financiamento Imobiliário, Imóvel valorizado e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.