O mercado imobiliário brasileiro apresenta melhora

A crise nos últimos anos deixou o cenário econômico do Brasil abalado e instável, e isso refletiu diretamente no mercado imobiliário brasileiro. O governo retraiu os incentivos e os proprietários congelaram os preços por um tempo. Os índices de juros subiram e os de vendas, decresceram. Foram momentos desafiadores para o setor. Mas esse cenário está mudando e retomando bons resultados.

Estamos saindo de um momento de transição. Enquanto em 2016 os números apresentavam redução nas taxas de crédito com o aumento dos juros, os índices do fim de 2017 indicaram estabilidade e melhora nos dados. E, mesmo que o primeiro semestre de 2017 tenha apresentado queda histórica no preço das vendas de imóveis nas principais cidades brasileiras, o segundo semestre foi mais animador e apresentou reação considerável. A taxa Selic, que mede os juros dos financiamentos, fechou o ano em 7%, o menor número desde 2011.

Com isso, em 2018, o mercado imobiliário brasileiro tende a entrar em fase de recuperação.  Desde 2017, o governo volta a investir e incentivar o setor, disponibilizando e facilitando crédito para essa finalidade. Recentemente, a Caixa Econômica Federal anunciou a retomada do financiamento Pró-Cotista, o crédito mais barato depois do Programa Minha Casa Minha Vida.

Outra retomada anunciada para 2018 foi o ajuste de 50% para 70% do valor do financiamento para compra de imóveis usados. Essa porcentagem havia sido reduzida por conta das condições econômicas, mas já está restabelecida.

Podemos esperar um cenário melhor para 2018. O ano parece ser de retomadas de incentivos e mais abertura para o crédito, o que reaquece o mercado. Os valores já estão voltando a se tornar competitivos e o crescimento do setor é apenas uma questão de tempo.

Se você está procurando por imóveis para comprar, aproveite o momento. A Kondor Imóveis tem várias opções, disponíveis em diferentes bairros de Curitiba e Região, e conta com uma equipe de consultoras sempre prontas para te atender.

Esta entrada foi publicada em Financiamento Imobiliário, Imóvel valorizado, Mercado Imobiliário, Notícias e marcada com a tag , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.