Dicas para cuidados com a lareira no inverno

00_CARD_BLOG_FACE_extra03

Com a chegada do inverno e dos dias mais frios do ano, as lareiras passam a ser cada vez mais utilizadas para garantir um ambiente quentinho e acolhedor dentro de casa. Para quem já transformou esse desejo em realidade, é importante lembrar que, para que a lareira funcione corretamente, é imprescindível tomar alguns cuidados básicos.

Confira a seguir algumas dicas da Kondor Imóveis para você aproveitar com segurança o aquecimento fornecido pela sua lareira:

LIMPEZA

Antes de acender a lareira, verifique a chaminé. Em estações mais quentes, quando deixamos de utilizá-la, é comum que pássaros ou outros animais construam ninhos no duto. Obstrua todo o caminho da fumaça para evitar fuligem e fumaça tóxica. Além disso, lembre-se de remover as cinzas sempre que a lareira for utilizada. Mas cuidado: espere que as brasas se apaguem completamente antes de realizar essa tarefa. Nos modelos a gás é importante também prestar atenção se os bicos que produzem as chamas estão entupidos ou se há algum vazamento. Nesses casos, deve-se chamar um técnico para solucionar o problema.

LENHA

Utilize sempre lenha seca para alimentar o fogo, pois a umidade da madeira pode causar fumaça em excesso ou até mesmo nem pegar fogo. Armazene as toras em local seco e ventilado para garantir que mantenham a qualidade.

EVITE ACIDENTES

Quando for acender, alimente a lareira aos poucos para evitar um fogo muito alto e prevenir riscos de espalhar as chamas. Nunca utilize álcool ou derivados do petróleo para iniciar o fogo, pois são materiais altamente inflamáveis. Além disso, instale uma grade de proteção para prevenir que fagulhas escapem para o ambiente. Para apagar as chamas, não utilize água: espere o fogo se extinguir sozinho. E não esqueça: é sempre necessário ventilar o ambiente para garantir a oxigenação do ar.

Para mais dicas de manutenção para sua casa, clique aqui e acesse o blog da Kondor.

Esta entrada foi publicada em Dicas para a casa e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.