Cuidados com a lareira durante o inverno

KON_cards_facebook_2007_1

Com a chegada da estação mais fria do ano, a lareira passa a ser cada vez mais utilizada para garantir um ambiente quentinho e acolhedor dentro de casa. Para quem já transformou esse desejo em realidade, é importante lembrar que, para que ela funcione corretamente, é imprescindível mantê-la limpa e bem cuidada.

É preciso remover as cinzas sempre que a lareira for utilizada. Para isso, é utilizado um conjunto de limpeza, geralmente vendido com a lareira, composto por vassourinha, pá, pinça (auxilia na colocação ou retirada de tocos de lenha na lareira) e atiçador (facilita o manuseio das lenhas dentro da lareira). Para garantir a segurança, recomenda-se esperar que as brasas se apaguem completamente antes de realizar essa tarefa.

As manutenções na parte externa devem ser feitas conforme a orientação do fabricante. Dependendo do material, deve-se usar apenas um pano levemente umedecido, pois substâncias químicas podem corroer o acabamento.

Já os modelos a gás possuem manutenção mais simples: basta utilizar um espanador para retirar o pó que se acumula sobre a estrutura. Nos modelos a gás é importante prestar atenção se os bicos que produzem as chamas estão entupidos ou se há algum vazamento. Nesses casos, deve-se chamar um técnico para solucionar o problema.

Além disso, uma vez ao ano é necessária a visita de um profissional, para limpar os dutos e evitar problemas como o retorno da fumaça devido a obstruções.

Quer mais dicas sobre a manutenção de sua casa? Acompanhe o blog da imobiliária Kondor! Nós queremos ajudá-lo a manter seu imóvel bem cuidado.

Esta entrada foi publicada em Cuidados com o imóvel, Dicas para a casa e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.