Como juntar dinheiro para comprar um imóvel?

como juntar dinheiro para comprar um imóvel

Tem o sonho de sair do aluguel e quer saber como juntar dinheiro para comprar um imóvel? Então, vamos lá! A conquista da casa própria se torna ainda mais assertiva quando é resultado de um bom planejamento financeiro. Assim, você evita dívidas e outros problemas que podem surgir ao comprar um imóvel sem preparar o orçamento.

Juntar uma quantia considerável de dinheiro para comprar um imóvel, te ajuda a dar uma boa entrada e reduzir o peso das parcelas. Além disso, o financiamento será mais curto, o que significa que os juros serão reduzidos e o imóvel vai levar menos tempo para ser seu.

Ah! E ainda tem a vantagem que, com um financiamento mais acessível financeiramente, o seu orçamento familiar mensal não ficará tão comprometido.

A melhor dica é organizar seu orçamento para decidir qual a melhor forma de juntar dinheiro para comprar um imóvel. Conheça algumas dicas para você repensar os seu hábitos de consumo e, finalmente, tirar do papel sonho da casa própria sem passar por dificuldades.

1 – Faça um planejamento
Como todo grande investimento, a compra de um imóvel precisa começar pelo planejamento. Só assim você vai saber como juntar dinheiro para comprar um imóvel e avaliar o quanto da sua renda mensal vai poder separar para investir nesse sonho.

  • Avalie quanto você pode poupar por mês, sem passar apertos;
  • Crie uma planilha eletrônica, anotando suas receitas e despesas;
  • Faça projeções desses valores para os próximos meses.

Nessa primeira etapa ainda é preciso ficar atento para as possíveis despesas sazonais, que costumam passar despercebidas no saldo final do seu orçamento. Como por exemplo, IPVA, material escolar, licenciamento do carro, etc.

2 – Corte gastos
Para investir alto no sonho da casa própria, certamente você terá que fazer alguns sacrifícios financeiros. A melhor forma de saber como juntar dinheiro para comprar um imóvel é avaliar onde estão os seus gastos mais desnecessários.

Esse é o momento de você fazer uma avaliação minuciosa, para saber o quanto gasta em suas horas de lazer e tentar reduzir alguns gastos, como:

  • Pacote da TV a cabo;
  • Pedidos de fast food;
  • Festas;
  • Compras feitas por impulso.

Outra dica é: eliminar o cartão de crédito. Ter essa opção de pagamento pode, sem dúvidas, quebrar um galho nas despesas mensais, porém, nunca deve ser sua principal forma de fazer compras.

Tente vencer a tentação de ver o limite positivo do cartão, use-o apenas quando for realmente necessário. Pois, acredite, é mais fácil controlar as despesas quando você está com o dinheiro vivo nas mãos.

3 – Faça render
Agora que você tem algumas dicas de como juntar dinheiro para comprar um imóvel, precisa saber exatamente o que fazer com esse valor. Confira algumas opções de como fazer o seu dinheiro poupado a dar frutos:

Investimentos
O investimento em mercado financeiro pode gerar bons resultados quando investido de forma correta. A desvantagem é que pode ser um ambiente pouco conhecido por muitas pessoas, por isso, o ideal é contar com suporte profissional que conheça bastante da área, para escolher o melhor investimento sem erro.

Poupança
Uma das opções mais populares no mercado é a poupança. A grande vantagem dessa modalidade é a segurança do seu dinheiro e a facilidade de resgate, em caso de urgência. Apesar disso, a desvantagem é ser uma opção com rendimento pouco efetivo.

Gostou das dicas de como juntar dinheiro para comprar um imóvel e quer investir? Conte com a Kondor para assessorar a compra do seu novo imóvel. Conheça as melhores opções de imóveis em Curitiba.

Esta entrada foi publicada em Financiamento Imobiliário, Mercado Imobiliário e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.