Como cuidar dos seus livros

2310

Ler é uma experiência única: mais detalhada que assistir a um filme e mais longa que ouvir música, além de ser ótimo para o desenvolvimento cerebral tanto de adultos quanto de crianças. Mas aqueles livros que você tem na sua estante precisam ser bem cuidados.

É preciso lembrar que os livros são feitos de material orgânico, o papel, portanto eles se deterioram e são sensíveis a produtos químicos. Se quiser limpar, passe um escovão com cerdas macias pelos livros, ou coloque uma meia de nylon em um aspirador de pó e passe pelos livros. Se a capa do seu livro é de couro, passe vaselina com um algodão, assim a superfície fica hidratada e sempre brilhante.

Se os livros ficam em um ambiente mais úmido, espalhe algodões com terebintina, facilmente encontrada em armarinhos. O melhor a se fazer é trocar esses algodões a cada 3 meses. Para evitar o bolor, passe perfume nos livros.

As traças também são inimigas dos livros, uma dica é espalhar algum tipo de especiaria nas prateleiras, como as pastilhas de cânfora, cravo-da-índia, grãos de pimenta-do-reino, folhas de louro, manter os livros em ambientes arejados e deixar as janelas abertas lidam muito bem com o problema. Lembre-se que manter os livros limpos e trocar as especiarias uma vez por mês é importante para a eficácia.

Não mantenha livros que você não lê ou não gosta mais. Passar um livro adiante é um ato que ajuda muitas pessoas.

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.