6 dicas para conferir antes de comprar um imóvel

comprar um imovel

Se você pretende comprar um imóvel, precisa ficar por dentro de todas as oportunidades que o mercado oferece. Por exemplo, você sabia que, durante 2018, a Caixa Econômica Federal anunciou, duas vezes, ajustes no crédito imobiliário e no financiamento de imóveis usados?

1. Pesquisa e informação
O último ajuste anunciado pelo banco popular foi sobre a redução de juros no crédito imobiliário. Para imóveis residenciais no Sistema Financeiro de Habitação (SFH), a taxa mínima passou de 9% para 8,75% ao ano. Para o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI), passou de 10% para 9,5% ao ano.

No caso de financiamento de imóveis usados, a Caixa elevou para 80% a cota. Isso permite que você dê um valor menor de entrada para adquirir o imóvel desejado. Informações como estas são super úteis para quem está de olho em um imóvel para comprar com a pretensão de financiar.

2. Oportunidades de compra
Elas surgem, por exemplo, em casos como os mencionados acima. Com os ajustes feitos pela Caixa Econômica, outros bancos, como Itaú e Santander, anunciaram ajustes em suas linhas de crédito. Ou seja, mais oportunidades para você avaliar na hora de comprar um imóvel.

O atual cenário no mercado imobiliário está a favor de quem quer sair do aluguel. Segundo uma pesquisa realizada em outubro de 2018 pelo Portal Imovelk, 73% dos clientes pretendem comprar um imóvel nos próximos 6 meses. As mudanças feitas pelos bancos foram um dos fatores que contribuíram para essa decisão!

3. Planejamento
Se a sua intenção é financiar um imóvel, é muito importante poupar parte da sua renda antes de contratar um financiamento e depois também. Afinal, você terá parcelas para pagar posteriormente, além das contas básicas da casa e as suas pessoais.

A solução, porém, não é deixar o dinheiro parado, mas sim aplicar em algo que irá lhe render mais. Ao invés de considerar apenas a poupança, veja mais opções, como por exemplo, o Tesouro Direto. Consulte especialistas e guarde o seu dinheiro em algo que realmente lhe abrirá portas para mais oportunidades de mudança de vida.

4. FGTS e décimo terceiro salário
São duas opções que você possui para utilizar na compra de imóvel. Existem formas para utilizar o FGTS em financiamento imobiliário e, poupando o décimo terceiro salário, você garante uma reserva extra significativa para dar entrada no pagamento do imóvel ou se planejar para despesas inesperadas.

Que tal conhecer as principais categorias de financiamento imobiliários e como funcionam? Dessa forma, você estará mais preparado para negociar e fechar o melhor negócio.

5. Valorização do imóvel
Regiões com comércio diversificado, áreas que oferecem fácil mobilidade e a conservação do imóvel influenciam no valor do imóvel. Consequentemente, quanto mais benefícios a localização e a estrutura da casa ou do apartamento proporcionam, maior será o preço.

Posteriormente, caso você queira se mudar de novo um dia, há a possibilidade de disponibilizar o imóvel para locação. Nesse caso, imóveis bem valorizados tendem a ser alugados mais rapidamente por conta dos benefícios que oferecem.

6. Contar com uma imobiliária de confiança
Existem casos de pessoas que compraram imóveis com empresas que não honraram o contrato e não entregaram a casa ou o apartamento quitado aos compradores. Por isso, é muito importante pesquisar sobre a empresa antes de efetuar a compra.

Nós, da Kondor Imóveis, atuamos no mercado imobiliário de Curitiba desde 1986. Experiência, conhecimento e comprometimento são requisitos que não nos faltam para encontrar e entregar o imóvel ideal para você. Conte conosco!

Esta entrada foi publicada em Mercado Imobiliário. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.