4 regras de etiqueta para condomínios

02_IMAGEM_BLOG

Barulho ou sujeira de animais de estimação, eletrodomésticos ligados em horários impróprios, sons e conversas altas. Os motivos que causam desavenças entre moradores de condomínios fechados podem ser muitos, principalmente no caso dos verticais.

Ainda que julguem ter liberdade para isso, afinal estão dentro de suas próprias casas, os condôminos precisam sempre avaliar até que ponto seus comportamentos não estão atrapalhando o espaço alheio.

Com um pouco de bom senso, mudanças de atitude e adaptação na rotina é possível tornar a vida dentro de um condomínio muito mais agradável para todos. Para ficar mais fácil, listamos algumas dicas:

1 – REUNIÕES

Reunir familiares e amigos para confraternizar é sempre uma atividade prazerosa. No entanto, antes de convidar seus visitantes, avalie se a emissão de ruídos não vai ser excessiva. Considere que, enquanto vocês estão conversando ou ouvindo música, o vizinho mais próximo pode ter um filho pequeno que precisa de mais silêncio para dormir. Então, escolha por agendar o encontro um pouco mais cedo e, se mesmo assim considerar que o barulho pode atrapalhar outros moradores, reserve o salão de festas do condomínio.

2 – REFORMAS E MUDANÇAS

Geralmente, os condomínios contam com manuais de conduta que visam organizar as atividades, a fim de promover uma melhor convivência entre os condôminos. É importante que todos os moradores respeitem o horário estipulado no regimento interno do condomínio para realizar mudanças ou reformas. Esse horário geralmente corresponde ao horário comercial, mas é sempre bom verificar junto ao síndico para não haver nenhum problema. Muitas vezes, as pessoas justificam que aquele é o único horário que têm disponível para remover os móveis ou pregar um prego na parede. Cabe ao síndico, então, lembrar que o espaço é compartilhado e se colocar no lugar do outro se faz sempre necessário. Na hora de trocar móveis de lugar, por exemplo, uma alternativa interessante para evitar ruídos ao arrastar cadeiras, mesas ou estantes é colocar tapetes pela casa ou uma proteção de carpete embaixo dos móveis. Já no caso de reformas longas, tente conversar com os vizinhos e estipular os horários para realizar a obra e causar o menor incômodo possível.

3 – SALÃO DE FESTAS E ÁREA DE LAZER

O horário de uso do salão de festas também tende a estar estipulado no manual de conduta do condomínio e deve ser respeitado, assim como os da área de lazer, que normalmente são entre 10h e 22h. É importante lembrar que, enquanto uns querem se divertir, outros desejam descansar, estudar, trabalhar. Mesmo dentro do horário permitido, nas churrasqueiras e salões de festas não se deve deixar o som se propagar para fora. Nesses casos, não há distinção entre idades. Crianças e adultos devem seguir todas as mesmas regras. Por isso, mesmo no parquinho é bom orientá-las a não gritarem excessivamente.

4 – ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

Os animais de estimação também são fontes de ruídos que costumam incomodar os vizinhos, principalmente quando passam muito tempo sozinhos. Por isso, antes de adquirir um cachorro ou gato, tenha certeza de que terá tempo para dar a devida atenção a eles. Quando precisar sair por um grande período de tempo, como em uma viagem, tente  deixar o bichinho em um hotel para animais ou na casa de amigos, por exemplo. Se eles costumam fazer barulho o dia todo, uma solução é contratar um educador para ensiná-lo o comportamento adequado.

Quer mais dicas para a vida em condomínio? Acesse o blog da Kondor Imóveis.

Esta entrada foi publicada em Cuidados com o imóvel, Dicas para a casa e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.